quarta-feira, 13 de julho de 2011

A disputa pela memoria social:no largo do mercado de Santo Amaro!



13demaio


Atenção
: A Reflexão que sera realizada aqui neste perfil, referente a matéria APROVADO tv Ba,sobre o Bembé do Mercado é de inteira responsabilidade do nosso grupo do Bembé,nas redes sócias e do blog.Para começar, faz necessário dar novamente visibilidade a matéria e apartir dai discutiremos veja a matéria




 Sobre a matéria APROVADO/TV Ba.



1ª Parte:
 

Acreditamos que o artigo do  conceituado historiador Walter Fraga Filho,`13 de maio e as celebrações da liberdade,Bahia,1888-1893`,onde pode  ser verificado na pagina: 
http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/rhs/article/view/316 , publicado pela, História Social - Revista dos pós-graduandos em História da Unicamp.

http://uranohistoria.blogspot.com/2011/06/revista-historia-da-unicamp-racismo.html
Nus fornece a exata medida da necessidade de uma considerável reflexão, do outro lado um programa como o Aprovado/Tv Ba, deu um enfoque tão pouco significativo para uma celebração tão importante para reflexão da experiência e trajetória  do povo humilde de Santo Amaro, pela luta em melhorar a situação em que viveram e ainda vivem. Parece que a história se repete, desta vez de modo simbólico: No passado as elites da época permitiram a morte de Besouro, na fria pedra do hospital Santa Casa da Misericórdia, hoje tentam matar lenta e de forma sutil uma manifestação que durante anos resistiu a todos os tipos de impecilhos. Acreditamos que certas analises sobre o Bembé, deveriam passar pelo clivo e seriedade daqueles que efetivamente vivem o bembé e conhece o sentido real do seu significado e daquela celebração. Percebemos pela abordagem do programa uma nítida e óbvia, tendência em vender um versão comprometida da festa, comprometida sim no sentido de retirar dos atores e atrizes sociais o protagonismo pela realização de valores caros a seu grupo.


Faltou pesquisa, faltou coerência e sobretudo demonstrou o quanto as relações de prestigio e poder define quem fala e quem é silenciado! e a historia se repete.
 
Façamos um questionamento nesse primeiro momento: Onde estão os verdeiros protagonistas do Bembé! naquela materia houve uma inversão  de papeis...
 
Trata-se da manipulação da memória e uma disputa desigual e desleal!!! Todos os de bom senso Sabem o que estamos a dizer.


Logo 2ª parte da reflexão da matéria aprovado>
Da entrevista,do entrevistado e entrevistador, uma reflexão ainda mais profunda da matéria.


Mostraremos também quem são os personagens de hoje da disputa da memoria e da tutela do Bembé e do 13 de maio no largo do mercado de Santo Amaro. Ba!!
Quais os interesses?


Logo Aguardem!!!


Yamis Osoronga.
Grupo do Bembé cibernético!
Estamos a guerrear mudanças!

3 comentários:

  1. Há muitas referências e informações importantes, mas algo me chamou atenção: por que o blog é quase anônimo? Quem são as pessoas do grupo? Contatos? Vivem na cidade? Quem usa o Face em nome do Bembé? Os “inimigos” sabemos quem é, mas defensores e aliados ganham importância e respeitabilidade quando dizem quem é e olham nos olhos...Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Ediney, sou dai do recôncavo ja fui a muitos Benbê em Santo Amaro, agora moro em São Paulo e estou na luta por melhores condições na nossa cultura.
    Axé pra todos

    ResponderExcluir
  3. No primeiro momento,parabenizo pelo belo trabalho de dar visibilidade as questões da memoria de uma manifestação tao importante que antes sem visibilidade que merecia independente de quem o faça,é de suma importância, sobre o vídeo aqui exposto fica no ar uma grande questão: como um programa baiano,realiza uma materia sem rigor, sem pesquisa, sem fundamento acadêmico com tantas fontes explicitas como informa,parece uma materia encomendado para agradar aos amigos pessoais. maculou o carater sério e informativo do assunto. Acho que a academia deve ter causado grande incomodo a uma certas parcelas da " elite" sanato-amarense, com a interpretação original e agora estão polemizando para aqueles que não lêem as mudanças em que as epistemologias acontecem! Onde estão os movimentos e intelectuais negros que nada falam,que nesse espaço teve tanto vulto e importância a nível Brasil?
    Sera que estamos diante da materialização consumada do comodismo de interesses daqueles que hoje não tem mais legitimidade?

    ResponderExcluir